quinta-feira, 12 de abril de 2012
Entrevista com baixista do The Class: Gabriel Magno
A banda The Class, surgiu no colégio São Francisco ( D-F ) Com uma proposta cultural muito interessante para dentro do meio escolar. São pessoas como os fundadores do The Class, que mudam nossa sociedade pra melhor. Com grande incentivo pra que surjam mais bandas, de onde quase ninguém acredita que possa surgir.
Pessoalmente, eles são meu grande exemplo. E de onde busco inspiração.
Entrevistamos o baixista do The Class: Gabriel Magno. Onde ele nos fala um pouco sobre o The Class, e sobre ele mesmo. Confiram !
NightTraiin- A banda 'The Clash' influenciou de alguma forma no nome ' The Class ' ?
Gabriel- Sim. Na verdade a idéia era fazer um trocadilho com o nome da banda The Clash e com The Class fazendo uma alusão ao som da banda mas também que queríamos fazer da banda uma laboratório de idéias sobre música e educação. Como se nosso show fosse uma sala de aula (The Class) - onde aprendemos e ensinamos e contamos também um pouco de história da música. Além da banda ser composta por professores e estudantes que tiveram a idéia numa sala de aula.
NightTraiin- Vocês se inspiraram em alguma outra banda, a respeito do estilo , gênero musical ? Qual ?
Gabriel- Cara, sim. Na verdade a banda tinha várias referências. Cada membro da banda tinha as suas né. Chegávamos sempre em um consenso. Mas a idéia também era levar um pouco de história como o nome sugeria, de conhecimento. Então buscávamos andar pelas diversas áreas do rock. Desde o Clássico (Rolling Stones, Beatles, AC/DC, Led Zeppelin, Deep Purple...), passando pelo Blues (Gary Moore, Eric Clapton,...) indo pros anos 80 (Bon Jovi, Skid Row, kotzen.. ) até chegar nos anos 90.. e também incorporando coisas do reggae, rock nacional, e o que aparecia e que a turma gostava...
NightTraiin- Além de covers de grandes nomes do rock, vocês chegaram a compor alguma música?
Gabriel- A gente começou a compor sim.. O Gustavo tinha uma música já pronta, eu tinha algumas coisas escritas e no ano passado estávamos trabalhando em cima de algumas idéias coletivas... Foi quando começamos a compor juntos e não apenas idéias individuais. Mas, paramos de ter os ensaios com todos os integrantes e demos um tempo nisso. A idéia é retomarmos isso um pouco agora de novo com a nova turma da banda.
NightTraiin- De quem surgiu a ideia de criar a banda?
Gabriel- Foi curioso. O PH e o Gustavo tocavam na casa do gustavo e tavam querendo criar uma banda com uns amigos e marcaram 3 ensaios. Nisso, eu tava com a idéia de fazer um festival de Rock na escola e achava que jutno com o PH podíamos aprsentar alguns clássicos. Marcamos então de ensaiar na casa do Gustavo e nesse dia era o 3 ensaio da banda que eles queriam montar e a turma furou e ninguem foi. Nessa época eu tocava guitarra. Como faltava um baixista, a gente conversou alí, eu aceitei ficar no baixo e decidimos montar a banda ali com aquela formação: Gustavo (guitarra), PH(Batera), Eu (Baixo) e Anderson (Guitarra). Depois procuramos um vocalista. E a banda surgiu nesse bate papo sobre um festival de rock na escola que fosse um negocio educativo, que fosse além das músicas, que pudesse explicar a história do rock e como ele influenciou a cultura, sociedade e até a educação. Daí veio o nome The Class. Já que no início a primeira idéia era ser mais punk mesmo. Depois que encorporamos os diversos estilos para dentro da banda.
NightTraiin- Como está a banda atualmente, em atividade? Quais membros originais ainda fazem parte do grupo?
Gabriel- Hoje, continuamos ensaiando. Com uma nova formação. Estamos montando um reportório novo com estilo mais Rock Clássico e Blues. E também estamos investindo na produção de eventos. Estamos transformando o The Class numa banda, mas também numa entidade de produção cultural e que apóia vários movimentos artísticos, e principalmente, bandas que estão começando nas escolas. Esse apoio é com gravação de CD, produção e divulgação. Além de produzir eventos e abrir espaço pra turma toda.
NightTraiin- O que você acha das bandas novas que surgem no Chicão ?
Gabriel- Acho isso muito importante cara. Até porque nós surgimos no Chicão né. Acredito muito na capacidade que a escola tem de produzir talentos e profissionalizar a turma. Temos inclusive um projeto aí de tentar potencializar essa tradição do Chicão de formar bandas e artistas. Acho que precisa de mais investimento nisso. De retomada dos projetos musicais, dos festivais, da produção da turma nova.
Enquanto estávamos no Chicão ajudamos muito nisso. Tinahm 6 festas por ano, sempre tinha gente tocando e se apresentando. Acho que é com espaço que potencializa e incentiva aparecerem novas bandas e talentos.
NightTraiin- Pra finalizar, quais são seus 5 baixistas favoritos?
Gabriel- Pow, hehehehe... Sempre difícil. Vou falar meus baixistas e guitarristas, porque como comecei na guitarra tenho até mais influencia delas que do próprio baixo.
Mas vamos lá.
Baixistas: Paul McCartney - The Beatles (pelo que representa para música pop e para o Rock. Fez parte da maior banda da história).
Roger Waters - Pink Floyd (pela genialidade e capacidade de escrever letras e músicas incríveis
Jaco Pastorius - Esse aí é o "cara" do baixo
Geddy Lee (Rush) - Genial, pela técnica, e capacidade melódica
James Jamerson - Era o baixista da Motown. Fazia todas as linhas de baixo da gravadora. Sensacional.
E tem outros né: Sting, Lea do Red Hot, e por aí vai...
e os guitarristas pra mim e o que me inspiraram a gostar de música e de rock:
George harrison - The Beatles - pelo mesmo motivo do Paul.
Eric Clapton - Gênio
Jimmy Page - Led
Alvin Lee
Gary Moore
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário